Objetivo: Estabelecer o elo de ligação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no exercício da Docência na Educação a distância, Educação semipresencial e Educação presencial. Nos níveis da Educação básica e Educação superior.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
sábado, 4 de dezembro de 2010
PLANO DE AULA
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição- Universidade Federal do Ceará
Professor/ Tutor - Naiola/Geane/Adriana
Curso -Pedagogia em EAD /semipresencial
Disciplina - Avaliação da Aprendizagem
Assunto - Instrumentos avaliativos : Fórum e Portfólio
Semestre - 1º
Carga Horária- 8 h/a
Aula presencial - 2 encontros presenciais
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Conhecer os instrumentos avaliativos na avaliação do ensino -aprendizagem
Objetivos Específicos
Compreender a aplicação dos instrumentos avaliativos- Fórum e Portifólios
Analisar a importância e o uso didático do Fórum e Portfólio
Desenvolver a utilização dos instrumentos avaliativos
CONTEÚDO
Avaliação do ensino- -aprendizagem
O que avaliar?
Como avaliar ?
Para que avaliar?
Porque avaliar?
Estudo sobre Fórum e Portifólio - importãncia didática,
aplicação
utilização do instrumento
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aula expositiva e dialogada
Apresentação de Slides
Aplicação prática com exercícios Fórum e Portfólios
MATERIAL DIDÁTICO
Material impresso
AVALIAÇÃO
Fórum discussão com tema abordando a utilização de instrumentos de avaliação,importância
Portifólio- postagem de uma atividade sobre Instrumentos de avaliação
BIBLIOGRAFIA
BOAS, Benigna Maria de Freitas Villas. Portfólio, Avaliação e trabalho pedagógico. 3. Ed. Campinas,SP: Papirus,2004.
MENEZES, Vera Lúcia.(Org). Interação e aprendizagem em ambiente virtual.2.ed. Belo Horizonte: Editora UFMG,2010.
SILVA, Angela Carrancho da. Aprendizagem em ambientes virtuais e educação a distância.Porto Alegre:Ed. Mediação,2009.
Assinar:
Postagens (Atom)