UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
|
BLOG - FERRAMENTA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL: UMA PARCERIA AMISTOSA
Miranda,Naiola Paiva de - Trompieri Filho,Nicolino
Universidade Federal do Ceará
Miranda,Naiola Paiva de - Trompieri Filho,Nicolino
Universidade Federal do Ceará
O presente
relato refere-se ao Estágio em
docência para cumprir exigência do curso de doutorado do Programa de
Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). A experiência foi realizada na UFC, nos cursos
de graduação de Licenciaturas Plena em Física e Química e objetiva conhecer o
uso do blog, identificar suas funções, averiguar a utilização do blog na
educação superior presencial. Esta experiência foi pertinente e inovadora para
os educandos e docentes, com relevância no sentido acadêmico, social e
educativo. A experiência
resultou em uma pesquisa de
ordem participante com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada
através da observação de um instrumento de avaliação com questões abertas,
criado para análise das informações e no uso do Blog criado sob o endereço
http://fisica-sociedade.blogspot.com.br/. Percebeu-se que o blog significou uma
parceria amistosa na educação superior, em relação ao licenciando e a prática
docente, a prática docente e aprendizagem colaborativa, nas atividades de
aprendizagem e atividades avaliativas, na relação educador e educando, no processo
de leitura e escrita acadêmica, na relação usuário-autor-coautor-leitor-pesquisador.
Observou-se que o uso do blog concedeu aos licenciandos repensar sobre a
escrita acadêmica, e em uma nova prática docente quando estiverem em sala de
aula, na mediação da aprendizagem e
prática avaliativa. Para a educadora, o uso do blog proporcionou nova visão em
adotar metodologias e estratégias didáticas adequadas, uma vez que o novo
paradigma emergente não se preocupa com a cultura do ensino mas com a cultura da aprendizagem.
Palavras
chave: Aprendizagem. Avaliação. Blog. Educação superior presencial. Mediação.
INTRODUÇÃO
Inovar
é o grande desafio para a docência do século XXI, visto que a sociedade e as
instituições educacionais estão passando por transformações estruturais e
significativas com o advento e uso das tecnologias da informação e comunicação
(TIC’s). Um novo processo histórico se evidencia, novos paradigmas se
apresentam produzindo um desenraizamento dos costumes, das culturas e habitus, na vida do homem. Reflete esse
quadro diretamente na escola de educação básica e na universidade, que buscam atingir
um patamar de educação de qualidade na informação do saber e na construção do
conhecimento contribuindo para a formação da vida profissional e enquanto viver o homem.
É realidade que surge um novo espaço-tempo que ocupa e direciona o cotidiano do
homem de modo que o processo emancipatório vincula a intersubjetividade pelo
diálogo, a intransubjetividade pela reflexão e a transubjetividade pela colaboração.
Estas
transformações que através das TIC’s são causadas e causadoras, são também
sociais, têm alcançado a educação superior não só como um produto de mudanças
nos patamares do ensino, pesquisa e extensão, mas como mudanças em seus processos
no que concerne a gestão, a pesquisa científica e a formação docente. Pois o
objetivo não é só formar profissionais qualificados, mas conduzir o homem a um
processo de autonomia, reflexão, criticidade, consolidado na cidadania.
A postura desse novo homem
histórico, esse novo docente deve fluir em si mesmo, dessa forma suas práticas
não estarão mais infundadas só no aprender a fazer, mas no aprender a aprender,
aprender a ser e aprender a conviver, acercando-se dos quatro pilares da educação
do futuro, mas um futuro que já está sendo vivenciado, esse futuro começa hoje
nas práticas pedagógicas no trabalho
docente do dia a dia.
Formar
novos docentes é o objetivo das licenciaturas na Universidade, porém articular
a prática docente em um mundo globalizado é o grande desafio da educação
superior, Essa discussão instiga a afirmar que já não é possível exercer as
práticas do niilismo epistemológico, que se fundamentam em que nada pode ser
conhecido ou comunicado, na forma tradicional do professor como o detentor do
saber. Mas a interação se estabelece na relação dialógica dos saberes do
educador e educando através da mediação do conhecimento, prevalecendo ainda a
maiêutica socratiana que viabiliza o parto das ideias e configura o educando no
centro do processo ensino - aprendizagem.
Percebe-se
a construção de uma nova sociedade, um novo homem enfim uma nova forma de se
ensinar e aprender tem alcançado a educação superior. Por isso o presente
trabalho Blog - ferramenta tecnológica na educação superior presencial: Uma
parceria amistosa, objetiva conhecer o uso do blog, identificar as funções do
blog e averiguar a utilização do blog na educação superior presencial. Esta
experiência é pertinente e inovadora para os licenciandos e para os docentes com
relevância no sentido acadêmico, social e educativo.
Convém
notificar que o marco teórico desse relato se respalda na Portaria 4059/2004 que preconiza a inserção e o uso
das tecnologias da informação e comunicação com a utilização em 20% da carga
horária das disciplinas nos cursos presenciais de graduação. Portanto, a
experiência foi realizada na disciplina de Estudos Sócio-Históricos e Culturais
da Educação, com 64 horas/aula em que 50 horas/aula foram realizadas em aulas
presenciais e 14 horas/aula em atividades no ambiente virtual de aprendizagem
através do uso do blog.
1 HISTORICIZANDO O
BLOG
O Blog foi criado em 17 de Dezembro
de 1997, por Jorn Barger sendo o primeiro editor dessa ferramenta, foi criador
do termo weblog que permitia descrever sua coleção de links registrados a partir
da Internet, e conceder aos internautas relatar suas notícias. Jorn Barger
comenta em um relato que após 10 anos o blog amadureceu a partir do nicho Geek
para o paradigma dominante de
publicação da internet. O termo Geek,
trata-se de uma linguagem utilizada no meio informático para denominar os apaixonados por
computadores.
Blog é uma abreviação da palavra
Weblog : Web (rede, teia) relacionada a página da internet e log (registro),
portanto registro na Web. É considerado um diário virtual que as pessoas compartilham
e registram suas escritas, por isso pode ser utilizado com o objetivo de
registro familiar, pessoal, comunitário e educacional. Sua utilização gratuita
a partir dos anos 1999 permite além da postagem de textos, e atualmente, outros
aplicativos são possíveis tais como postagens de áudios, fotos e vídeos,
denominando-se de audioblog, fotolog e videoblog respectivamente.
2 CONTEXTUALIZANDO
O BLOG
Neste estudo permeia a indagação o
que é um blog? Uma ferramenta de cultura digital é um gênero de discurso
digital ou diversos gêneros que se estruturam para agrupar comunidades afins? O
blog é um espaço de mediação de saberes, diálogo de ideias, de aprendizagem
colaborativa, em que as relações entre os sujeitos da aprendizagem - educador e
educando são construídas pela interação.
O blog é um espaço de criatividade em
que o usuário interage como leitor e pode passar a ser autor e editor de seus
próprios textos, exercendo a criticidade em
relação aos textos uns dos outros, de modo que esse usuário crítico, reflexivo de
autor passa a ser pesquisador. Dessa forma quando o blog é criado, os seus
participantes se tornam corresponsáveis em comentar as postagens manter e
atualizar o blog. Torna-se então um espaço de informação e comunicação, de
estudo, mas se constitui de uma ferramenta de recurso pedagógico e de estratégia
educativa do processo ensino-aprendizagem e do processo avaliativo. O blog na
educação presencial permeia as atividades de aprendizagem e de avaliação, consolidando
o uso das TIC’s na prática docente.
2.1 Blog - ferramenta de mediação na atividade de
aprendizagem
O blog é uma ferramenta que possibilita a
mediação da aprendizagem com o elo da motivação e convivência na sala de aula e
no ambiente virtual de apren dizagem. É uma nova realidade o uso dessa
ferramenta que desperta ao docente e educando a uma parceria que conjuga
saberes didáticos e saberes da experiência consignando novas aprendizagens na
construção do conhecimento.
Nesta
experiência descobriu-se três atos acadêmicos que contribuem para a aprendizagem,
que o blog oportuniza sendo eles o ato de estudar, ler e escrever textos.
Quando
o educando adentra a universidade, se depara com algumas responsabilidades que
não lhe eram costumeiras, no sentido de se voltar ao estudo com mais afinco,
uma vez que quando se opta por um curso de graduação além da formação pessoal
que se obtém para a vida, também se faz a escolha profissional que irá nortear
a sobrevivência, independência intelectual e financeira.
Destarte,
o ato de estudar, conforme evoca Teixeira (2011) constitui-se na organização do
tempo, do material didático, do local, é um exercício de disciplina que envolve
escolhas para as atividades diárias e mudanças de hábitos. O blog requer essa
dinâmica de trabalho, pois o estudo das temáticas é indispensável para realizar
as atividades de aprendizagem.
Concebe-se que o ato de ler, envolve uma
dinâmica que está imbricada no ato de estudar. Freire (1988), contextualiza o
ato de ler em dois momentos a saber, a
leitura de mundo e a leitura das palavras. E ainda acrescenta que,
O processo de
aprendizagem [...] está envolvido (grifo
nosso) na prática de ler, de interpretar o que lêem, de escrever, de
contar, de aumentar os conhecimentos que já têm e de conhecer o que ainda não
conhecem, para melhor interpretar o que acontece na nossa realidade” (FREIRE,1988,
p. 48).
Verifica-se
que o ato de ler, desenvolve a percepção crítica, a interpretação a reescrita
do lido e a aprendizagem. Esta dinâmica acontece no blog, através da leitura
textual das temáticas que vão ser postadas no blog, das leituras dos textos
postados em que o usuário se torna leitor, e se torna coparticipante da
realidade do outro ao emitir comentários, críticas e novos enfoques. Percebe-se
que no blog o educando, se torna leitor e constrói através da aprendizagem
colaborativa o ato da leitura de mundo
antes, durante e depois da leitura das palavras.
O
ato de escrever, é concebido através da constância no ato de ler. Barreto & Mesquita (1997) asseguram que a
escrita acadêmica se reveste de simplicidade, clareza, precisão e concisão
requisitos esses indispensáveis para a escrita no blog. É bem
notável que quando se chega à graduação se verifica as dificuldades que os
educandos encontram por não terem tido a oportunidade de praticar o ato da
leitura, por isso não têm a maturidade em discorrer os assuntos que lhe são
solicitados. Nesta experiência verificaram-se
os dois momentos em que educandos desempenharam bem a escrita, outros
despertaram para uma nova postura em relação à escrita, uma vez que o blog
oportuniza o usuário a se tornar autor de suas próprias postagens, a refletir
os textos com criticidade, a ser coautor pois antes de postar no blog, os textos
são discutidos e revisados, exercendo a criticidade das postagens do outro e a
se tornar pesquisador a realizando pesquisas nas temáticas estudadas.
2.2 Blog como
ferramenta de mediação na prática avaliativa
Mediar a avaliação do aluno no blog
é acompanhar a aprendizagem do educando de modo diagnóstico em identificar os
seus conhecimentos prévios, suas limitações e suas habilidades. Acompanhar no
sentido de que a regulação da aprendizagem seja uma constante, efetuando a
retroalimentação do processo de aprendizagem, garantindo o feed back de suas dúvidas e no refazimento de suas produções
acadêmicas. Avaliar o educando no contexto das ferramentas tecnológicas requer
um conjunto de estratégias, que vai desde a concepção teórica que se quer
contextualizar nas temáticas estudadas, na formalização dos objetivos que ser
quer alcançar, na escolha das ferramentas, dos critérios que serão utilizados,
no domínio de conteúdo das temáticas, sensibilidade para com o educando em
avaliar a qualidade e a quantidade de acessos de modo que o educando não se
sinta punido, mas prazeroso durante o processo avaliativo.
Vale ressaltar que o processo avaliativo
nas TIC’s e precisamente no blog, objeto desta experiência, deve ter caráter
emancipatório em que a avaliação a serviço da aprendizagem tenha não só um
enfoque somativo, mas principalmente formativo em produzir aprendizagem.
Nesta
experiência a mediação da aprendizagem e da prática avaliativa através do blog,
apresentou-se com vários olhares apesar de estarem imbricadas, a saber, em
relação ao usuário foi vista a quantidade de acessos, a qualidade nos
argumentos em comentar as postagens do outro, a capacidade crítica que através
do domínio de conteúdo se fez sentir que o educando estava com as leituras em
dia. Em relação ao autor da postagem foi verificada a construção do texto, o
aprofundamento teórico e domínio de conteúdo, a coerência e coesão textual, a
linguagem, o tipo de discurso, a capacidade em comunicar a mensagem do texto,
coordenação de ideias e ao uso do plágio, elemento esse que prejudica muito a
autonomia do educando.
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
A experiência foi realizada na Universidade
Federal do Ceará (UFC) - Campus do Pici, na turma 13 no semestre 2012.1 com 14
educandos matriculados no semestre 2012.1 dos cursos de graduação presencial nas
Licenciaturas em Física e Química por ocasião do Estágio em docência para
cumprir a exigência do curso de doutorado no Programa de Pós-graduação em
Educação Brasileira na Faculdade de Educação (UFC).
A inserção e o uso das tecnologias da informação e
comunicação de acordo com a Portaria 4059/2004 preconiza a utilização em 20% da
carga horária das disciplinas nos cursos presenciais de graduação. Portanto, o estudo foi efetuado
na disciplina Estudos Sócio-Históricos e Culturais da Educação, com 64
horas/aula em que 50 horas/aula foram realizadas em aulas presenciais e 14
horas/aula em atividades no ambiente virtual de aprendizagem através do uso do
blog.
O trabalho desenvolveu-se em quatro
momentos: No primeiro momento foi feito um estudo do referencial teórico com os
educandos a respeito do Blog, efetivando as discussões sobre o seu histórico,
sua estrutura, sua função, como ferramenta de mediação na educação presencial.
No segundo momento a escolha do nome
e do administrador do Blog e a criação do mesmo na Internet sob o endereço: http://fisica-sociedade.blogspot.com.br/.
Discutiram-se as temáticas que iriam ser estudadas durante o semestre através
da ementa da disciplina Estudos sócio-históricos e culturais da educação e
inclusive ficou acertado com os alunos que as
postagens das atividades de aprendizagem fariam parte
do processo avaliativo da disciplina.
Utilizou-se, portanto o seguinte
material didático (MD) na mediação: MD1-Texto GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de.
Antropologia, Estudos Culturais e educação: desafios da modernidade, 2008. Postagem:
Resumo acadêmico. MD2 - Obra DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia, 2011. MD3
- Obra: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação, 2007. Foi concedido aos
alunos a escolha do texto MD2 ou MD3 para postarem a resenha e ou resumo expandido
respectivamente. MD4-Texto SAVIANI, Demerval. Obra Educação Brasileira, 2010.
Texto Capítulo 3 Noção de Sistema Educacional. Postagem: Estudo dirigido; MD5 –
Texto de LIBÂNEO, José Carlos. Obra Educação na era do conhecimento em rede e
transdiciplinaridade, 2010. Capítulo 1- As teorias pedagógicas modernas
revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. Postagem: Resumo acadêmico.
No terceiro momento, procedeu-se a
utilização do blog, momento esse reservado às postagens e comentários dos
conteúdos que foram produzidos pelos alunos durante o semestre. No quarto
momento, deu-se a pesquisa na forma participante entre os educandos. A coleta das informações com abordagem
qualitativa e descritiva foi realizada através de um instrumento denominado
Instrumento de avaliação do Blog, com 10 perguntas abertas que foram
respondidas pelos licenciandos para averiguar as suas perspectivas, tendências
e desafios a respeito dessa ferramenta.
RESULTADOS E CONCLUSÃO
Ademais, foram aplicados onze instrumentos dentre os quais oito serão
analisados neste trabalho, uma vez que três estavam com respostas repetidas..
Quando perguntados se os alunos já tinham participado de algum blog, sete
alunos responderam não, o quadro revela o desconhecimento das ferramentas tecnológicas e muito mais ainda na utilização como ferramenta de aprendizagem.
Depois
de se ter discutido sobre aprendizagem colaborativa no texto que foi abordado
sobre blog, e considerando que a aprendizagem colaborativa conduz o educando a
fazer e a refletir o fazer e que o mesmo se torna responsável pela sua
aprendizagem e também pela do seu grupo, parceiros de estudo na sala de aula,
perguntou-se em que momento o blog promove uma aprendizagem colaborativa. Os educandos
responderam o seguinte:
E3 - No momento que comentamos os
textos dos outros e postamos nossos textos literalmente nessas ações, nós
ensinamos e aprendemos com os nossos colegas.
E4 - A partir do momento em que
nossos textos são comentados e criticados, ou até mesmo ao postarmos dúvidas e
outros usuários, além de postarem as suas colaboram, tentando resolver as
dúvidas dos colegas.
E6- a partir do momento em que acontece
uma sintonia e uma harmonia entre as discussões com o fim de promover o
enriquecimento do conhecimento. Em outras palavras, essa aprendizagem
colaborativa de fato é viabilizada quando ocorre uma interação dinâmica e
sinérgica entre os participantes.
As
respostas dos educandos abordam discussões de caráter pedagógico, uma vez que
como licenciandos, experimentaram uma nova forma de aprender, com colaboração,
interação, parceria de forma amistosa.
Prosseguindo
verificou-se que o uso das tecnologias da informação e comunicação tem se
apresentado como novo paradigma na educação, e o acesso ao blog possibilita ser
usuário, autor e pesquisador, dada a experiência na disciplina cursada pediu-se
aos educandos que explicassem o que acontece em cada momento.
E3- Ao ser usuário, nós podemos usufruir das
vantagens do blog. Ao ser autor, nós podemos postar textos e discutir com os
colegas nos comentários. Como pesquisador, nós podemos acessar o blog e
pesquisar vários assuntos que há nele.
E2- Como usuário o aluno pode ter acesso a conteúdos
selecionados. Como autor, ele pode postar as inúmeras informações e publicações
[...]. Como pesquisador, poderá atuar
com um objeto de estudo.
E4- Os usuários podem escolher apenas assistir, acompanhar o andamento
de um blog. Assim como autor ele pode também postar textos, pensamentos em
forma de textos, ele pode ali postar a sua criatividade suas obras, suas
criações. E todo o mundo pode acessar seu trabalho, através da internet. Como
pesquisador, podemos estudar os comportamentos de outros usuários e blogs, tais
como os tipos de postagens, seus destinatários, a maneira que é escrita entre
muitos outros aspectos que podem revelar coisas importantes sobre quem posta.
E6- Usuário, no sentido de que
você pode ser a pessoa que visitando ou passando pelo blog, isto é, você está,
postando comentários, dando a sua importante opinião. Como autor, no sentido de
que você tem a legitimidade de escrever, postar, de contribuir na construção do
blog, bem como também, escolher o template, a formatação, o ambiente virtual do
blog. Como pesquisador, agora você pode contribuir de forma significativa para
o enriquecimento intelectual e conteudista do blog. Onde além de trazer
contribuições significativas, você pode também discutir, criticar e expressar
seu pensamento e sua opinião.
E8- Você ler o que outras pessoas postam,
escreve sua opinião sobre determinado assunto e também procura fundamentação
teórica, embasamento científico para argumentar suas ideias.
Os
educandos em suas respostas apontaram a multiplicidade de vantagens, ou seja, a
utilidade que o blog apresenta, a saber: considerado um objeto de estudo, dar liberdade
escolha da formatação, efetuar pesquisas, diversificar assuntos nas postagens,
selecionar conteúdos. Contribui no exercício da vontade em acompanhar somente
um blog ou vários blogs. O usuário se transforma em autor, editor, coautor e
pesquisador.
Observando a experiência que os educandos tiveram com o acesso ao blog, pediu-se
que dissessem com as suas palavras as funções do blog.
E3- A função do blog é prover certo
conhecimento para pessoas interessadas, em tais assuntos. Uma vez que a
internet foca a informação, o blog se diferencia por oferecer conhecimento,
algo mais concreto e melhor do que informação.
E4- O blog tem a função de ser o
espaço pessoal do seu dono, é o local onde ele pode postar o que quiser. É o
local onde ele pode postar, desde situações do seu dia-a-dia, até algum fato
social ou acontecimento em outros lugares. Pode também ser usado como um canal
humanístico ou romântico ou informativo, social, Ou se quiser de tudo um pouco,
seu dono é quem decide.
E6- O blog serve como espaço livre
para fluxos de ideias, onde se é possível publicar fotos, textos, resumos,
dentre tantas outras coisas. O blog é de fato uma ferramenta interativa e
dinâmica
E7 – O blog serve para postagem,
leitura e discussão.
E8- Compartilhamento de postagens
de artigos de maneira fácil, prática e
rápida.
Os
educandos enfocaram as funções do blog com muita propriedade, a função de
prover conhecimento, portanto, função educativa. Na função social disponibiliza
espaço pessoal e privado, coletivo e público e na função tecnológica evidencia
quanto à facilidade ao acesso, rapidez na comunicação e praticidade no tocante
a informação e formação.
Dadas
às funções do blog perguntou-se aos licenciandos se consideravam o blog como
uma ferramenta pedagógica. Pediu-se que
justificassem.
E1 – Sim, pois como usuária e autora percebi
que com a aprendizagem colaborativa é mais fácil de entender um
determinado assunto.
E2- Sim, por
ser um canal (ambiente virtual) que pode ser utilizado como uma extensão da
sala de aula.
E3- Sim, porque através dele nós podemos nos “reunir” em qualquer hora do dia para
comentar ou discutir sobre muitas questões ou textos pertinentes a disciplina.
E7-Sim, pois
auxilia na aprendizagem do aluno.
E8- Sim, o
blog estimula a prática da leitura, estimula a capacidade de argumentação e a
interação entre os alunos.
Os licenciandos foram coerentes em
suas colocações, apontaram o blog como uma extensão da sala de aula, de modo
que o estímulo à leitura, à aprendizagem colaborativa, ao desenvolvimento da capacidade
de argumentação são elementos do ato pedagógico.
Dadas às declarações que os educandos
têm feito acerca do blog, perguntou-se ainda quais os pontos positivos quanto
ao uso do blog.
E1- Promove
aprendizagem colaborativa, dar condições de poder interagir com o blog em
qualquer hora do dia.
E2- Fácil
acesso, uso simplificado, baixo custo, conteúdos selecionados, extensão da sala
de aula, com horários flexíveis para postar comentários.
E3- A
vantagem de todos poderem postar a qualquer hora diferente da sala de aula, que
tem um horário específico. Na minha opinião, o aluno fica mais confortável e
livre para resolver questões.
E4- Os
usuários podem acessar e estudar em ambientes mais tranquilos, através da
interação entre usuários o conhecimento se multiplica e podemos mostrar ao mundo todo o nosso trabalho.
E5- O blog
promove interação, extensão e debates.
E6- Além de
ser uma ferramenta dinâmica e interativa, o blog se comporta como um ambiente
de aprendizagem colaborativa e divertida, no sentido de promover o
conhecimento.
E7- O blog
influencia a indagação e a participação do aluno sobre o assunto
E8- Tem o
fato de estreitar a relação professor-aluno
Diante
das colocações dos licenciandos, elaboraram-se em forma de palavras-chave os
pontos positivos do blog: interação, acessibilidade, simplificação,
flexibilidade dinamicidade, aprendizagem colaborativa.
Aprofundando mais as discussões sobre
o blog, solicitou-se aos educandos que comentassem a respeito dos pontos
negativos do uso do blog.
E1- Não vejo
nenhum ponto negativo
E3- Devido à
vantagem de se poder responder a qualquer hora, pode se tornar uma desvantagem,
uma vez que o aluno pode ficar “preguiçoso”, adiando as respostas e acaba não
realizando as atividades.
Somente dois licenciandos se
pronunciaram de forma coerente e
sucinta.
Considerando que a licenciatura plena em
Física outorga aos seus licenciados o direito a exercerem o magistério,
perguntou-se ao educandos se utilizariam o blog em sua prática docente.
E1- Sim, pois
eu consegui usar o blog como ferramenta de aprendizagem com certeza aplicaria
essa ferramenta para meus alunos.
E4- Sim seria
bastante interessante para os meus alunos verem seus trabalhos ali, no blog e
que outras pessoas de fora da escola, da cidade de todos os lugares, podem
vê-los. E eu, como professor poder mostrar para companheiros o nosso trabalho,
trabalho meu e dos meus alunos.
E6 – Sim, porque
ele me oferece um leque de aprendizagens, que podem vir a tornar mais
interessante o conteúdo abordado na sala de aula.
A possibilidade e a comprovação que o
uso das TIC’s na educação presencial é possível promover aprendizagem e
utilizar na prática docente se manifestou evidente através dos licenciandos.
Compreendendo que a disciplina Estudos
Sócio - Históricos e Culturais da Educação por ser disciplina pedagógica, se
torna bastante complexa para alunos das Ciências exatas, no caso a licenciatura
plena em Física e Química, para finalizar pediu-se que os educandos fizessem um
relato de sua experiência ao utilizar o blog nessa disciplina.
E1- A
experiência foi bastante rica, pois muitos falavam do blog e eu nem
imaginava o que fosse na realidade. Foi
importante essa experiência, pois muitos usam para publicar assuntos fúteis e
nós estamos usando para nossa autoconstrução e conhecimento.
E2- Foi uma
experiência ímpar na minha vida, foi uma experiência muito gratificante para
mim.
E3- Uma boa
experiência sempre achei os blogs ferramentas incríveis de aprendizagem, já
havia participado de dois antes, aprendi bastante através dos textos.
E5- O blog me
deu autonomia, flexibilidade e sistematização.
E6- Bom, para
minha experiência, foi de grande contribuição e de extrema valia poder fazer
uso do blog, haja vista que me permitiu pesquisas, comentários e publicar,
tantos comentários e observações, como também textos e resumos de minha
autoria.
E7- Foi uma
experiência muito rara e empolgante para mim.
As considerações finais desta experiência
pedagógica significaram uma parceria amistosa entre o uso das TIC’s e a
educação presencial, em relação ao licenciando e a futura prática docente, na
prática docente e aprendizagem colaborativa, nas atividades de aprendizagem e
atividades avaliativas, na relação educador e educando, no processo de leitura
e de escrita acadêmica e nas relações de
usuário-autor-coautor-leitor-pesquisador.
Observou-se que essa experiência do
uso do blog concedeu aos licenciandos em física e química uma nova visão sobre
a aprendizagem em compartilhar em sala de aula sobre a discussão e tessitura e
postagem dos textos. Quanto à leitura foi incentivado a realizar a leitura dos
textos para poder escrever a respeito das temáticas estudadas. Em relação à escrita acadêmica puderam
escrever diversos gêneros tais como resumo acadêmico, resumo expandido, resenha
de textos, que são corriqueiros na submissão de trabalhos nos eventos
científicos e quando concluídos postaram os mesmos no blog.
Os licenciandos que são educandos das
ciências exatas tiveram uma nova visão também na mediação da prática avaliativa
no uso do blog, deixando para trás o paradigma tradicional de que a avaliação
se constitui somente na ferramenta chamada prova. O que contribuiu para
repensar uma nova prática docente quando estiverem em sala de aula.
Para a educadora, o uso do blog
proporcionou a visualizar a necessidade
de adotar metodologias e estratégias didáticas adequadas e que produzam
aprendizagem ao educando. Uma vez que o
novo paradigma emergente da educação no uso das TIC’s, não se preocupa com a
cultura do ensino, mas com a cultura da aprendizagem.
Observou-se
que o domínio de conteúdo das temáticas é imprescindível, e que o
acompanhamento acirrado e a orientação, o feed
back ao educando são fatores integrantes da mediação na transformação da
informação, na formação do educando e na construção do conhecimento dos atores
envolvidos.
Quanto ao estágio em docência configurou-se em oportunidade impar em
estar na sala de aula, aplicar as ferramentas das tecnologias nas atividades de
aprendizagem e atividades avaliativas na educação superior. .
REFERÊNCIAS
BARRETO, J.A.E.,
MESQUITA,V. A escrita acadêmica. Fortaleza: Casa José de Alencar/
Programa Editorial,1997.
BRASIL, Portaria
4059 de 10 de Dezembro de 2004.
FREIRE, P. A
importância do ato de ler: Em três artigos que se completam. 22 ed. São
Paulo: Cortez,1988.
TEIXEIRA, E. As
três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 8ed. Petrópolis,Rj:Vozes,
2011.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos
a CAPES PROPAG por conceder a oportunidade em intensificar a pesquisa
científica de forma interdisciplinar.
Olá colegas do PIGEAD, este Blog foi feito por ocasião de uma especialização que fiz, estava desativado por questões de tempo, mas desde alguns dias reativei para dar continuidade a esse trabalho tão bom de aprender e compartilhar saberes.Aproveito para cumprir a tarefa da semana 3, incluindo também nele este artigo Blog - Ferramenta Tecnológica na Educação Superior presencial: Uma parceria amistosa meu Blog, que publiquei em um evento científico com o meu orientador do doutorado Prof Dr Pesquisador Nicolino Trompieri Filho.Aguardo suas vistas e contribuições no nosso Blog.
ResponderExcluirPIGEAD- Tarefa Semana 3
ResponderExcluirAluna -Naíola Paiva de Miranda
Polo- Rio Bonito
Grupo 15
Tema- Blog ferramenta tecnológica na educação superior presencial: Uma parceria amistosa
1. Mídia escolhida
Blog
2. Objetivos a serem atingidos:
-Estabelecer o elo de ligação das tecnologias digitais da informação e comunicação no exercício da docência, na educação a distância, educação semipresencial e educação presencia.
-Construir conhecimento em Rede
-Incentivar a aprendizagem colaborativa
3. Link do trabalho:
http://www.tecnologiaseducacionaisnadocencia.blogspot.com.br/2013/08/blog-ferramenta-tecnologica-na-educacao superior presencial.html#comment-form
4. Inovação/Criatividade:
O Blog foi feito por ocasião de uma especialização que fiz, estava desativado por causa do tempo corrido, mas há alguns dias ativei e estou cumprindo a tarefa da semana 3 também com ele.
Segue artigo que publiquei na experiência no estágio em docência no doutorado, pois trabalhei com a graduação e utilizei o Facebook e o Blog, que foi uma experiência muito gratificante, pois penso que se estamos formando professores precisamos inseri-los nesse contexto das tecnologias digitais da informação e comunicação
Artigo -Blog - ferramenta tecnológica na educação superior: Uma parceira amistosa. Disponível no endereço: http://www.tecnologiaseducacionaisnadocencia.blogspot.com.br/2013/08/blog-ferramenta-tecnologica-na-educacao.html#comment-form
5. Referências:
IMagens- Rosa Maria E. M. da Costa .Vânia Marins disponível no endereço
http://pigead.lanteuff.org/pluginfile.php/26929/mod_resource/content/4/M%C3%ADdiasNovo.pdf
Web 2.0 .A máquina somos nós. Disponível no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg
MIRANDA,Naíola Paiva de. Blog - ferramenta tecnológica na educação superior: Uma parceira amistosa. In Anais do IV Encontro de Práticas Docentes em 26 de outubro de 2012-Universidade de Fortaleza-UNIFOR.Fortaleza-Ceará,Brasil.Disponível no endereço http://www2.unifor.br/encontros/PDFs/11492%20-%20Resumo.pdf