terça-feira, 13 de agosto de 2013

Blog - Ferramenta Tecnológica na Educação Superior presencial: Uma parceria amistosa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

BLOG - FERRAMENTA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR    PRESENCIAL: UMA PARCERIA  AMISTOSA
 Miranda,Naiola Paiva de -  Trompieri Filho,Nicolino
 Universidade Federal do Ceará
 naiolamiranda@gmail.com                                                                                                   

RESUMO
O presente relato refere-se ao Estágio em docência para cumprir exigência do curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC).  A experiência foi realizada na UFC, nos cursos de graduação de Licenciaturas Plena em Física e Química e objetiva conhecer o uso do blog, identificar suas funções, averiguar a utilização do blog na educação superior presencial. Esta experiência foi pertinente e inovadora para os educandos e docentes, com relevância no sentido acadêmico, social e educativo. A experiência resultou em uma pesquisa de ordem participante com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada através da observação de um instrumento de avaliação com questões abertas, criado para análise das informações e no uso do Blog criado sob o endereço http://fisica-sociedade.blogspot.com.br/. Percebeu-se que o blog significou uma parceria amistosa na educação superior, em relação ao licenciando e a prática docente, a prática docente e aprendizagem colaborativa, nas atividades de aprendizagem e atividades avaliativas, na relação educador e educando, no processo de leitura e escrita acadêmica, na relação usuário-autor-coautor-leitor-pesquisador. Observou-se que o uso do blog concedeu aos licenciandos repensar sobre a escrita acadêmica, e em uma nova prática docente quando estiverem em sala de aula, na mediação da  aprendizagem e prática avaliativa. Para a educadora, o uso do blog proporcionou nova visão em adotar metodologias e estratégias didáticas adequadas, uma vez que o novo paradigma emergente não se preocupa com a cultura do ensino  mas com a cultura da aprendizagem.
         
Palavras chave: Aprendizagem. Avaliação. Blog. Educação superior presencial. Mediação.  
INTRODUÇÃO
           Inovar é o grande desafio para a docência do século XXI, visto que a sociedade e as instituições educacionais estão passando por transformações estruturais e significativas com o advento e uso das  tecnologias da informação e comunicação (TIC’s). Um novo processo histórico se evidencia, novos paradigmas se apresentam produzindo um desenraizamento dos costumes, das culturas e habitus, na vida do homem. Reflete esse quadro diretamente na escola de educação  básica e na universidade, que buscam atingir um patamar de educação de qualidade na informação do saber e na construção do conhecimento contribuindo para a formação  da vida profissional e enquanto viver o homem. É realidade que surge um novo espaço-tempo que ocupa e direciona o cotidiano do homem de modo que o processo emancipatório vincula a intersubjetividade pelo diálogo, a intransubjetividade pela reflexão e a transubjetividade pela colaboração.
            Estas transformações que através das TIC’s são causadas e causadoras, são também sociais, têm alcançado a educação superior não só como um produto de mudanças nos patamares do ensino, pesquisa e extensão, mas como mudanças em seus processos no que concerne a gestão, a pesquisa científica e a formação docente. Pois o objetivo não é só formar profissionais qualificados, mas conduzir o homem a um processo de autonomia, reflexão, criticidade, consolidado na cidadania. 
            A postura desse novo homem histórico, esse novo docente deve fluir em si mesmo, dessa forma suas práticas não estarão mais infundadas só no aprender a fazer, mas no aprender a aprender, aprender a ser e aprender a conviver, acercando-se dos quatro pilares da educação do futuro, mas um futuro que já está sendo vivenciado, esse futuro começa hoje nas práticas pedagógicas  no trabalho docente do dia a dia. 
           Formar novos docentes é o objetivo das licenciaturas na Universidade, porém articular a prática docente em um mundo globalizado é o grande desafio da educação superior, Essa discussão instiga a afirmar que já não é possível exercer as práticas do niilismo epistemológico, que se fundamentam em que nada pode ser conhecido ou comunicado, na forma tradicional do professor como o detentor do saber. Mas a interação se estabelece na relação dialógica dos saberes do educador e educando através da mediação do conhecimento, prevalecendo ainda a maiêutica socratiana que viabiliza o parto das ideias e configura o educando no centro do processo ensino - aprendizagem.
           Percebe-se a construção de uma nova sociedade, um novo homem enfim uma nova forma de se ensinar e aprender tem alcançado a educação superior. Por isso o presente trabalho Blog - ferramenta tecnológica na educação superior presencial: Uma parceria amistosa, objetiva conhecer o uso do blog, identificar as funções do blog e averiguar a utilização do blog na educação superior presencial. Esta experiência é pertinente e inovadora para os licenciandos e para os docentes com relevância no sentido acadêmico, social e educativo.     
           Convém notificar que o marco teórico desse relato se respalda na Portaria 4059/2004 que preconiza a inserção e o uso das tecnologias da informação e comunicação com a utilização em 20% da carga horária das disciplinas nos cursos presenciais de graduação. Portanto, a experiência foi realizada na disciplina de Estudos Sócio-Históricos e Culturais da Educação, com 64 horas/aula em que 50 horas/aula foram realizadas em aulas presenciais e 14 horas/aula em atividades no ambiente virtual de aprendizagem através do uso do blog. 
1 HISTORICIZANDO O BLOG
           O Blog foi criado em 17 de Dezembro de 1997, por Jorn Barger sendo o primeiro editor dessa ferramenta, foi criador do termo weblog que permitia descrever sua coleção de links registrados a partir da Internet, e conceder aos internautas relatar suas notícias. Jorn Barger comenta em um relato que após 10 anos o blog amadureceu a partir do nicho Geek  para o paradigma dominante  de publicação da internet. O termo Geek, trata-se de uma linguagem utilizada no meio informático  para denominar os apaixonados por computadores.
            Blog é uma abreviação da palavra Weblog : Web (rede, teia) relacionada a página da internet e log (registro), portanto registro na Web. É considerado um diário virtual que as pessoas compartilham e registram suas escritas, por isso pode ser utilizado com o objetivo de registro familiar, pessoal, comunitário e educacional. Sua utilização gratuita a partir dos anos 1999 permite além da postagem de textos, e atualmente, outros aplicativos são possíveis tais como postagens de áudios, fotos e vídeos, denominando-se de audioblog, fotolog e videoblog respectivamente.
2 CONTEXTUALIZANDO O BLOG            
            Neste estudo permeia a indagação o que é um blog? Uma ferramenta de cultura digital é um gênero de discurso digital ou diversos gêneros que se estruturam para agrupar comunidades afins? O blog é um espaço de mediação de saberes, diálogo de ideias, de aprendizagem colaborativa, em que as relações entre os sujeitos da aprendizagem - educador e educando são construídas pela interação.
            O blog é um espaço de criatividade em que o usuário interage como leitor e pode passar a ser autor e editor de seus próprios textos, exercendo a criticidade em  relação aos textos uns dos outros, de modo que  esse usuário crítico, reflexivo  de  autor passa a ser pesquisador. Dessa forma quando o blog é criado, os seus participantes se tornam corresponsáveis em comentar as postagens manter e atualizar o blog. Torna-se então um espaço de informação e comunicação, de estudo, mas se constitui de uma ferramenta de recurso pedagógico e de estratégia educativa do processo ensino-aprendizagem e do processo avaliativo. O blog na educação presencial permeia as atividades de aprendizagem e de avaliação, consolidando o uso das TIC’s na prática docente.
2.1 Blog - ferramenta de mediação na atividade de aprendizagem
           O blog é uma ferramenta que possibilita a mediação da aprendizagem com o elo da motivação e convivência na sala de aula e no ambiente virtual de apren dizagem. É uma nova realidade o uso dessa ferramenta que desperta ao docente e educando a uma parceria que conjuga saberes didáticos e saberes da experiência consignando novas aprendizagens na construção do conhecimento.
           Nesta experiência descobriu-se três atos acadêmicos que contribuem para a aprendizagem, que o blog oportuniza sendo eles o ato de estudar, ler e escrever textos.
           Quando o educando adentra a universidade, se depara com algumas responsabilidades que não lhe eram costumeiras, no sentido de se voltar ao estudo com mais afinco, uma vez que quando se opta por um curso de graduação além da formação pessoal que se obtém para a vida, também se faz a escolha profissional que irá nortear a sobrevivência, independência intelectual e financeira.
           Destarte, o ato de estudar, conforme evoca Teixeira (2011) constitui-se na organização do tempo, do material didático, do local, é um exercício de disciplina que envolve escolhas para as atividades diárias e mudanças de hábitos. O blog requer essa dinâmica de trabalho, pois o estudo das temáticas é indispensável para realizar as atividades de aprendizagem.
           Concebe-se que o ato de ler, envolve uma dinâmica que está imbricada no ato de estudar. Freire (1988), contextualiza o ato de ler em dois momentos a  saber, a leitura de mundo e a leitura das palavras. E ainda acrescenta que,    
O processo de aprendizagem [...] está envolvido (grifo nosso) na prática de ler, de interpretar o que lêem, de escrever, de contar, de aumentar os conhecimentos que já têm e de conhecer o que ainda não conhecem, para melhor interpretar o que acontece na nossa realidade” (FREIRE,1988, p. 48).
           Verifica-se que o ato de ler, desenvolve a percepção crítica, a interpretação a reescrita do lido e a aprendizagem. Esta dinâmica acontece no blog, através da leitura textual das temáticas que vão ser postadas no blog, das leituras dos textos postados em que o usuário se torna leitor, e se torna coparticipante da realidade do outro ao emitir comentários, críticas e novos enfoques. Percebe-se que no blog o educando, se torna leitor e constrói através da aprendizagem colaborativa o ato da leitura  de mundo antes, durante e depois da leitura das palavras.
           O ato de escrever, é concebido através da constância no ato de ler. Barreto & Mesquita (1997) asseguram que a escrita acadêmica se reveste de simplicidade, clareza, precisão e concisão requisitos esses indispensáveis para a escrita no blog.   É bem notável que quando se chega à graduação se verifica as dificuldades que os educandos encontram por não terem tido a oportunidade de praticar o ato da leitura, por isso não têm a maturidade em discorrer os assuntos que lhe são solicitados.  Nesta experiência verificaram-se os dois momentos em que educandos desempenharam bem a escrita, outros despertaram para uma nova postura em relação à escrita, uma vez que o blog oportuniza o usuário a se tornar autor de suas próprias postagens, a refletir os textos com criticidade, a ser coautor pois antes de postar no blog, os textos são discutidos e revisados, exercendo a criticidade das postagens do outro e a se tornar pesquisador a realizando pesquisas nas temáticas estudadas.  
2.2  Blog como ferramenta de mediação na prática avaliativa 
           Mediar a avaliação do aluno no blog é acompanhar a aprendizagem do educando de modo diagnóstico em identificar os seus conhecimentos prévios, suas limitações e suas habilidades. Acompanhar no sentido de que a regulação da aprendizagem seja uma constante, efetuando a retroalimentação do processo de aprendizagem, garantindo o feed back de suas dúvidas e no refazimento de suas produções acadêmicas. Avaliar o educando no contexto das ferramentas tecnológicas requer um conjunto de estratégias, que vai desde a concepção teórica que se quer contextualizar nas temáticas estudadas, na formalização dos objetivos que ser quer alcançar, na escolha das ferramentas, dos critérios que serão utilizados, no domínio de conteúdo das temáticas, sensibilidade para com o educando em avaliar a qualidade e a quantidade de acessos de modo que o educando não se sinta punido, mas prazeroso durante o processo avaliativo.
           Vale ressaltar que o processo avaliativo nas TIC’s e precisamente no blog, objeto desta experiência, deve ter caráter emancipatório em que a avaliação a serviço da aprendizagem tenha não só um enfoque somativo, mas principalmente formativo em produzir aprendizagem.
           Nesta experiência a mediação da aprendizagem e da prática avaliativa através do blog, apresentou-se com vários olhares apesar de estarem imbricadas, a saber, em relação ao usuário foi vista a quantidade de acessos, a qualidade nos argumentos em comentar as postagens do outro, a capacidade crítica que através do domínio de conteúdo se fez sentir que o educando estava com as leituras em dia. Em relação ao autor da postagem foi verificada a construção do texto, o aprofundamento teórico e domínio de conteúdo, a coerência e coesão textual, a linguagem, o tipo de discurso, a capacidade em comunicar a mensagem do texto, coordenação de ideias e ao uso do plágio, elemento esse que prejudica muito a autonomia do educando.           
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
            A experiência foi realizada na Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus do Pici, na turma 13 no semestre 2012.1 com 14 educandos matriculados no semestre 2012.1 dos cursos de graduação presencial nas Licenciaturas em Física e Química por ocasião do Estágio em docência para cumprir a exigência do curso de doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira na Faculdade de Educação (UFC). 
            A inserção  e o uso das tecnologias da informação e comunicação de acordo com a Portaria 4059/2004 preconiza a utilização em 20% da carga horária das disciplinas nos cursos presenciais  de graduação. Portanto, o estudo foi efetuado na disciplina Estudos Sócio-Históricos e Culturais da Educação, com 64 horas/aula em que 50 horas/aula foram realizadas em aulas presenciais e 14 horas/aula em atividades no ambiente virtual de aprendizagem através do uso do blog. 
           O trabalho desenvolveu-se em quatro momentos: No primeiro momento foi feito um estudo do referencial teórico com os educandos a respeito do Blog, efetivando as discussões sobre o seu histórico, sua estrutura, sua função, como ferramenta de mediação na educação presencial.
           No segundo momento a escolha do nome e do administrador do Blog e a criação do mesmo na Internet sob o endereço: http://fisica-sociedade.blogspot.com.br/. Discutiram-se as temáticas que iriam ser estudadas durante o semestre através da ementa da disciplina Estudos sócio-históricos e culturais da educação e inclusive ficou acertado com os alunos que as  postagens das atividades de aprendizagem fariam  parte  do processo avaliativo da disciplina.   
           Utilizou-se, portanto o seguinte material didático (MD) na mediação: MD1-Texto GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia, Estudos Culturais e educação: desafios da modernidade, 2008. Postagem: Resumo acadêmico. MD2 - Obra DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia, 2011. MD3 - Obra: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação, 2007. Foi concedido aos alunos a escolha do texto MD2 ou MD3 para postarem a resenha e ou resumo expandido respectivamente. MD4-Texto SAVIANI, Demerval. Obra Educação Brasileira, 2010. Texto Capítulo 3 Noção de Sistema Educacional. Postagem: Estudo dirigido; MD5 – Texto de LIBÂNEO, José Carlos. Obra Educação na era do conhecimento em rede e transdiciplinaridade, 2010. Capítulo 1- As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. Postagem: Resumo acadêmico.   
           No terceiro momento, procedeu-se a utilização do blog, momento esse reservado às postagens e comentários dos conteúdos que foram produzidos pelos alunos durante o semestre. No quarto momento, deu-se a pesquisa na forma participante entre os educandos.  A coleta das informações com abordagem qualitativa e descritiva foi realizada através de um instrumento denominado Instrumento de avaliação do Blog, com 10 perguntas abertas que foram respondidas pelos licenciandos para averiguar as suas perspectivas, tendências e desafios a respeito dessa ferramenta.
RESULTADOS E CONCLUSÃO
           Ademais, foram aplicados onze instrumentos dentre os quais oito serão analisados neste trabalho, uma vez que três estavam com respostas repetidas.. Quando perguntados se os alunos já tinham participado de algum blog, sete alunos responderam não, o quadro revela o desconhecimento  das ferramentas tecnológicas  e muito mais ainda na  utilização como ferramenta de aprendizagem.
           Depois de se ter discutido sobre aprendizagem colaborativa no texto que foi abordado sobre blog, e considerando que a aprendizagem colaborativa conduz o educando a fazer e a refletir o fazer e que o mesmo se torna responsável pela sua aprendizagem e também pela do seu grupo, parceiros de estudo na sala de aula, perguntou-se em que momento o blog promove uma aprendizagem colaborativa. Os educandos responderam o seguinte:
E3 - No momento que comentamos os textos dos outros e postamos nossos textos literalmente nessas ações, nós ensinamos e aprendemos com os nossos colegas. 
E4 - A partir do momento em que nossos textos são comentados e criticados, ou até mesmo ao postarmos dúvidas e outros usuários, além de postarem as suas colaboram, tentando resolver as dúvidas dos colegas.
E6- a partir do momento em que acontece uma sintonia e uma harmonia entre as discussões com o fim de promover o enriquecimento do conhecimento. Em outras palavras, essa aprendizagem colaborativa de fato é viabilizada quando ocorre uma interação dinâmica e sinérgica entre os participantes.
           As respostas dos educandos abordam discussões de caráter pedagógico, uma vez que como licenciandos, experimentaram uma nova forma de aprender, com colaboração, interação, parceria de forma amistosa.  
           Prosseguindo verificou-se que o uso das tecnologias da informação e comunicação tem se apresentado como novo paradigma na educação, e o acesso ao blog possibilita ser usuário, autor e pesquisador, dada a experiência na disciplina cursada pediu-se aos educandos que explicassem o que acontece em cada momento.
 E3- Ao ser usuário, nós podemos usufruir das vantagens do blog. Ao ser autor, nós podemos postar textos e discutir com os colegas nos comentários. Como pesquisador, nós podemos acessar o blog e pesquisar vários assuntos que há nele.
 E2- Como usuário o aluno pode ter acesso a conteúdos selecionados. Como autor, ele pode postar as inúmeras informações e publicações [...].  Como pesquisador, poderá atuar com um objeto de estudo.
  E4- Os usuários podem escolher apenas assistir, acompanhar o andamento de um blog. Assim como autor ele pode também postar textos, pensamentos em forma de textos, ele pode ali postar a sua criatividade suas obras, suas criações. E todo o mundo pode acessar seu trabalho, através da internet. Como pesquisador, podemos estudar os comportamentos de outros usuários e blogs, tais como os tipos de postagens, seus destinatários, a maneira que é escrita entre muitos outros aspectos que podem revelar coisas importantes sobre quem posta.
E6- Usuário, no sentido de que você pode ser a pessoa que visitando ou passando pelo blog, isto é, você está, postando comentários, dando a sua importante opinião. Como autor, no sentido de que você tem a legitimidade de escrever, postar, de contribuir na construção do blog, bem como também, escolher o template, a formatação, o ambiente virtual do blog. Como pesquisador, agora você pode contribuir de forma significativa para o enriquecimento intelectual e conteudista do blog. Onde além de trazer contribuições significativas, você pode também discutir, criticar e expressar seu pensamento e sua opinião.
 E8- Você ler o que outras pessoas postam, escreve sua opinião sobre determinado assunto e também procura fundamentação teórica, embasamento científico para argumentar suas ideias.
           Os educandos em suas respostas apontaram a multiplicidade de vantagens, ou seja, a utilidade que o blog apresenta, a saber: considerado um objeto de estudo, dar liberdade escolha da formatação, efetuar pesquisas, diversificar assuntos nas postagens, selecionar conteúdos. Contribui no exercício da vontade em acompanhar somente um blog ou vários blogs. O usuário se transforma em autor, editor, coautor e pesquisador.          
           Observando a experiência que os educandos tiveram com o acesso ao blog, pediu-se que dissessem com as suas palavras as  funções do blog.
 E3- A função do blog é prover certo conhecimento para pessoas interessadas, em tais assuntos. Uma vez que a internet foca a informação, o blog se diferencia por oferecer conhecimento, algo mais concreto e melhor do que informação.
E4- O blog tem a função de ser o espaço pessoal do seu dono, é o local onde ele pode postar o que quiser. É o local onde ele pode postar, desde situações do seu dia-a-dia, até algum fato social ou acontecimento em outros lugares. Pode também ser usado como um canal humanístico ou romântico ou informativo, social, Ou se quiser de tudo um pouco, seu dono é quem decide.
E6- O blog serve como espaço livre para fluxos de ideias, onde se é possível publicar fotos, textos, resumos, dentre tantas outras coisas. O blog é de fato uma ferramenta interativa e dinâmica
E7 – O blog serve para postagem, leitura e discussão.
E8- Compartilhamento de postagens de artigos de maneira fácil, prática  e rápida.  
           Os educandos enfocaram as funções do blog com muita propriedade, a função de prover conhecimento, portanto, função educativa. Na função social disponibiliza espaço pessoal e privado, coletivo e público e na função tecnológica evidencia quanto à facilidade ao acesso, rapidez na comunicação e praticidade no tocante a informação e formação.             
           Dadas às funções do blog perguntou-se aos licenciandos se consideravam o blog como uma ferramenta pedagógica.  Pediu-se que justificassem. 
 E1 – Sim, pois como usuária e autora percebi que com a aprendizagem colaborativa               é mais fácil de entender um determinado assunto.
E2- Sim, por ser um canal (ambiente virtual) que pode ser utilizado como uma extensão da sala de aula.
E3- Sim, porque através dele nós podemos  nos “reunir” em qualquer hora do dia para comentar ou discutir sobre muitas questões ou textos pertinentes a disciplina.
E7-Sim, pois auxilia na aprendizagem do aluno.
E8- Sim, o blog estimula a prática da leitura, estimula a capacidade de argumentação e a interação entre os alunos.
           Os licenciandos foram coerentes em suas colocações, apontaram o blog como uma extensão da sala de aula, de modo que o estímulo à leitura, à aprendizagem colaborativa, ao desenvolvimento da capacidade de argumentação são elementos do ato pedagógico.
           Dadas às declarações que os educandos têm feito acerca do blog, perguntou-se ainda quais os pontos positivos quanto ao uso do blog.
E1- Promove aprendizagem colaborativa, dar condições de poder interagir com o blog em qualquer hora do dia.
E2- Fácil acesso, uso simplificado, baixo custo, conteúdos selecionados, extensão da sala de aula, com horários flexíveis para postar comentários.
E3- A vantagem de todos poderem postar a qualquer hora diferente da sala de aula, que tem um horário específico. Na minha opinião, o aluno fica mais confortável e livre para resolver questões.
E4- Os usuários podem acessar e estudar em ambientes mais tranquilos, através da interação entre usuários o conhecimento se multiplica e podemos  mostrar ao mundo todo o nosso trabalho.
E5- O blog promove interação, extensão e debates.
E6- Além de ser uma ferramenta dinâmica e interativa, o blog se comporta como um ambiente de aprendizagem colaborativa e divertida, no sentido de promover o conhecimento.
E7- O blog influencia a indagação e a participação do aluno sobre o assunto
E8- Tem o fato de estreitar a relação professor-aluno
           Diante das colocações dos licenciandos, elaboraram-se em forma de palavras-chave os pontos positivos do blog: interação, acessibilidade, simplificação, flexibilidade dinamicidade, aprendizagem colaborativa.
           Aprofundando mais as discussões sobre o blog, solicitou-se aos educandos que comentassem a respeito dos pontos negativos do uso do blog.
E1- Não vejo nenhum ponto negativo
E3- Devido à vantagem de se poder responder a qualquer hora, pode se tornar uma desvantagem, uma vez que o aluno pode ficar “preguiçoso”, adiando as respostas e acaba não realizando as atividades.
          Somente dois licenciandos se pronunciaram  de forma coerente e sucinta.
           Considerando que a licenciatura plena em Física outorga aos seus licenciados o direito a exercerem o magistério, perguntou-se ao educandos se utilizariam o blog em sua prática docente.
E1- Sim, pois eu consegui usar o blog como ferramenta de aprendizagem com certeza aplicaria essa ferramenta para meus alunos.
E4- Sim seria bastante interessante para os meus alunos verem seus trabalhos ali, no blog e que outras pessoas de fora da escola, da cidade de todos os lugares, podem vê-los. E eu, como professor poder mostrar para companheiros o nosso trabalho, trabalho meu e dos meus alunos.
E6 – Sim, porque ele me oferece um leque de aprendizagens, que podem vir a tornar mais interessante o conteúdo abordado na sala de aula.
            A possibilidade e a comprovação que o uso das TIC’s na educação presencial é possível promover aprendizagem e utilizar na prática docente se manifestou evidente através dos licenciandos.  
           Compreendendo que a disciplina Estudos Sócio - Históricos e Culturais da Educação por ser disciplina pedagógica, se torna bastante complexa para alunos das Ciências exatas, no caso a licenciatura plena em Física e Química, para finalizar pediu-se que os educandos fizessem um relato de sua experiência ao utilizar o blog nessa disciplina. 
E1- A experiência foi bastante rica, pois muitos falavam do blog e eu nem imaginava  o que fosse na realidade. Foi importante essa experiência, pois muitos usam para publicar assuntos fúteis e nós estamos usando para nossa autoconstrução e conhecimento.
E2- Foi uma experiência ímpar na minha vida, foi uma experiência muito gratificante para mim.
E3- Uma boa experiência sempre achei os blogs ferramentas incríveis de aprendizagem, já havia participado de dois antes, aprendi bastante através dos textos.
E5- O blog me deu autonomia, flexibilidade e sistematização.
E6- Bom, para minha experiência, foi de grande contribuição e de extrema valia poder fazer uso do blog, haja vista que me permitiu pesquisas, comentários e publicar, tantos comentários e observações, como também textos e resumos de minha autoria.
E7- Foi uma experiência muito rara e empolgante para mim.
          As considerações finais desta experiência pedagógica significaram uma parceria amistosa entre o uso das TIC’s e a educação presencial, em relação ao licenciando e a futura prática docente, na prática docente e aprendizagem colaborativa, nas atividades de aprendizagem e atividades avaliativas, na relação educador e educando, no processo de leitura e de escrita acadêmica e nas  relações de  usuário-autor-coautor-leitor-pesquisador.          
          Observou-se que essa experiência do uso do blog concedeu aos licenciandos em física e química uma nova visão sobre a aprendizagem em compartilhar em sala de aula sobre a discussão e tessitura e postagem dos textos. Quanto à leitura foi incentivado a realizar a leitura dos textos para poder escrever a respeito das temáticas estudadas.  Em relação à escrita acadêmica puderam escrever diversos gêneros tais como resumo acadêmico, resumo expandido, resenha de textos, que são corriqueiros na submissão de trabalhos nos eventos científicos e quando concluídos postaram os mesmos no blog.
          Os licenciandos que são educandos das ciências exatas tiveram uma nova visão também na mediação da prática avaliativa no uso do blog, deixando para trás o paradigma tradicional de que a avaliação se constitui somente na ferramenta chamada prova. O que contribuiu para repensar uma nova prática docente quando estiverem em sala de aula. 
           Para a educadora, o uso do blog proporcionou a visualizar  a necessidade de adotar metodologias e estratégias didáticas adequadas e que produzam aprendizagem ao educando.   Uma vez que o novo paradigma emergente da educação no uso das TIC’s, não se preocupa com a cultura do ensino, mas com a cultura da aprendizagem.
          Observou-se que o domínio de conteúdo das temáticas é imprescindível, e que o acompanhamento acirrado e a orientação, o feed back ao educando são fatores integrantes da mediação na transformação da informação, na formação do educando e na construção do conhecimento dos atores envolvidos.
         Quanto ao estágio em docência configurou-se em oportunidade impar em estar na sala de aula, aplicar as ferramentas das tecnologias nas atividades de aprendizagem e atividades avaliativas na educação superior. .
                  
REFERÊNCIAS
BARRETO, J.A.E., MESQUITA,V. A escrita acadêmica. Fortaleza: Casa José de Alencar/ Programa Editorial,1997.
BRASIL, Portaria 4059 de 10 de Dezembro de 2004.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: Em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez,1988.
TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 8ed. Petrópolis,Rj:Vozes, 2011.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a CAPES PROPAG por conceder a oportunidade em intensificar a pesquisa científica de forma interdisciplinar.

2 comentários:

  1. Olá colegas do PIGEAD, este Blog foi feito por ocasião de uma especialização que fiz, estava desativado por questões de tempo, mas desde alguns dias reativei para dar continuidade a esse trabalho tão bom de aprender e compartilhar saberes.Aproveito para cumprir a tarefa da semana 3, incluindo também nele este artigo Blog - Ferramenta Tecnológica na Educação Superior presencial: Uma parceria amistosa meu Blog, que publiquei em um evento científico com o meu orientador do doutorado Prof Dr Pesquisador Nicolino Trompieri Filho.Aguardo suas vistas e contribuições no nosso Blog.

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  2. PIGEAD- Tarefa Semana 3
    Aluna -Naíola Paiva de Miranda
    Polo- Rio Bonito
    Grupo 15
    Tema- Blog ferramenta tecnológica na educação superior presencial: Uma parceria amistosa

    1. Mídia escolhida

    Blog
    2. Objetivos a serem atingidos:
    -Estabelecer o elo de ligação das tecnologias digitais da informação e comunicação no exercício da docência, na educação a distância, educação semipresencial e educação presencia.
    -Construir conhecimento em Rede
    -Incentivar a aprendizagem colaborativa
    3. Link do trabalho:

    http://www.tecnologiaseducacionaisnadocencia.blogspot.com.br/2013/08/blog-ferramenta-tecnologica-na-educacao superior presencial.html#comment-form

    4. Inovação/Criatividade:

    O Blog foi feito por ocasião de uma especialização que fiz, estava desativado por causa do tempo corrido, mas há alguns dias ativei e estou cumprindo a tarefa da semana 3 também com ele.
    Segue artigo que publiquei na experiência no estágio em docência no doutorado, pois trabalhei com a graduação e utilizei o Facebook e o Blog, que foi uma experiência muito gratificante, pois penso que se estamos formando professores precisamos inseri-los nesse contexto das tecnologias digitais da informação e comunicação
    Artigo -Blog - ferramenta tecnológica na educação superior: Uma parceira amistosa. Disponível no endereço: http://www.tecnologiaseducacionaisnadocencia.blogspot.com.br/2013/08/blog-ferramenta-tecnologica-na-educacao.html#comment-form

    5. Referências:
    IMagens- Rosa Maria E. M. da Costa .Vânia Marins disponível no endereço
    http://pigead.lanteuff.org/pluginfile.php/26929/mod_resource/content/4/M%C3%ADdiasNovo.pdf
    Web 2.0 .A máquina somos nós. Disponível no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg
    MIRANDA,Naíola Paiva de. Blog - ferramenta tecnológica na educação superior: Uma parceira amistosa. In Anais do IV Encontro de Práticas Docentes em 26 de outubro de 2012-Universidade de Fortaleza-UNIFOR.Fortaleza-Ceará,Brasil.Disponível no endereço http://www2.unifor.br/encontros/PDFs/11492%20-%20Resumo.pdf

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